terça-feira, 17 de abril de 2007

ANGENOR DE OLIVEIRA – CARTOLA

Um dos depoimentos que mais me impressionaram no filme é este logo abaixo onde fica explícito a inocência e a humildade desse grande homem de muito talento. Observando essa vida de luta é inevitável refletir sobre o preconceito. Cartola foi se rven te de pedreiro e lavador de carros, um trabalhador braçal de poucos recursos financeiros, mas com uma riqueza absurda de poesia e sensibilidade que contribuiu muito para música brasileira com uma vasta obra atemporal que nos emociona a cada verso e a cada nota. O filme Cartola pa rece ser uma homenagem.


"Um dia apareceu lá no morro o Mário Reis, querendo comprar uma música. Estava com outro rapaz, que veio falar comigo. 'O Mário Reis está aí e quer comprar um samba teu'. Fiquei surpreso: 'O quê? Querendo comprar samba, você está maluco? Não vendo coisa nenhuma'. No dia seguinte ele voltou e me levou até o Mário Reis. Ele confirmou. 'É, Cartola, quero gravar um samba seu. Fique tranqüilo, seu nome vai aparecer direitinho. Quanto você quer por ele?' Pensei em pedir uns 50 mil réis. O outro rapaz falou baixinho: 'Pede uns 500 mil'. Eu disse: 'Você está louco, o homem não vai dar tudo isso'. Com muito medo, pedi os 500 mil. Em 1932, era muito dinheiro. O Mário Reis respondeu: 'Então eu dou 300 mil réis, está bom para você?'. Bom, ele comprou o samba mas não gravou. Quem acabou gra

vando foi o Chico Alves."
Depoimento de Cartola sobre o samba "Que infeliz sorte", ao programa MPB Especial (direção de Fernando Faro) - TV Cultura, 1973

"Cartola e eu nos conhecíamos desde crianças, vivíamos ali no morro. Ele saía num bloco e eu em outro. Depois ele fundou a Mangueira e eu comecei a sair nela. Cartola casou-se com uma moça e eu também casei com outro rapaz. Saí do morro e ficamos muito tempo longe um do outro. Mais tarde eu fiquei viúva, ele também. Um dia nos reencontramos na casa da minha irmã. Ele jogou aquele papinho dele, eu também estava à toa, e daí estamos juntos até hoje".
Depoimento de dona Zica ao programa MBP Especial (direção de Fernando Faro) - TV Cultura, 1973

Assista o Trailler (uma das partes mais emocionantes do filme – Cartola canta “O Mundo é Moinho” para seu pai)

Discografia

Nenhum comentário: