terça-feira, 1 de abril de 2008

LIVRO :: MUITO LONGE DE CASA

Muito Longe de Casa
Memórias de Um Menino Soldado


Ishmael Beah, 26 anos, veio à V FLIP comentar seu livro sobre a guerra civil de Serra Leoa e crianças usadas pelo exército como soldados. Uma história verídica que devastou sua infância e sobre a recuperação.


(...) Era a guerra outra vez. É possível que os estrangeiros tenham sido suficientemente ingênuos a ponto de pensar que, nos tirando da guerra, nos livrariam do ódio que sentíamos pelos rebeldes do RUF. Não havia passado pela cabeça deles que uma mudança de ambiente não poderia imediatamente nos transformar em garotos normais. éramos perigosos, e tínhamos recebido uma lavagem cerebral que nos havia tornado assassinos. Eles estavam só começando seu projeto de reabilitação, então aquela foi a primeira lição que aprenderam sobre o processo (...) pág 129

(...) – Sou de Serra Leoa, e o problema que afeta a nós, crianças, é que a guerra nos força a fugir de nossas casas, a perder nossas famílias e a vagar sem rumo pelas florestas. O resultado disso é que acabamos envolvidos no conflito como soldados, transportando cargas e fazendo muitas outras tarefas difíceis. Tudo por causa da fome, da perda das nossas famílias e da necessidade de nos sentirmos seguros e parte de alguma coisa, quando tudo mais está destruído. Entrei para o exército, na verdade, por causa do assassinato da minha família. Eu também tinha que conseguir comida para sobreviver, e o único jeito era fazer parte de um pelotão. Não era fácil ser soldado, mas tínhamos que fazer aquilo. Estou reabilitado agora, então não tenham medo de mim. Não sou mais um soldado; sou uma criança. Somos todos irmãos e irmãs. O que eu aprendi com minhas experiências é que a vingança não é boa. Entrei para o exército para vingar as mortes da minha família e para sobreviver, mas aprendi que, se vou me vingar, durante o processo vou matar outra pessoa que tem uma família, que também vai querer se vingar; e se vingar, se vingar, até que a vingança nunca chegue ao fim... (...) página 193

Lá tem mais, AMIGOS DO LIVRO.
























Foto retirada desse site.
" In certain areas of Africa, young boys are referred to as Kalash, a shortened version of Kalashnikova "

Ishmael e seus amiguinhos eram apaixonados por hip hop e o livro tem algumas referências:
"Sugarhill Gang, Rapper´s Delight"
"I Know You Got Soul" Eric B. & Rakim
Naughty by Nature
LL Cool J
Run-D.M.C.
Heavy D & The Boys





Nenhum comentário: