quarta-feira, 3 de outubro de 2007

TEATRO >> Salmo 91




Foto: João Carlos / Arte: Daniel Maia


"Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tú não serás atingido."



Adaptação de Dib Carneiro Neto, do best-seller de Drauzio Varella (Estação Carandiru).
Salmo 91, apresenta em 10 depoimentos/crônicas a vida desses personagens na antiga maior prisão da América Latina, pavilhão 9, onde ocorreu a briga originando o massacre em 1992. As luzes acesas da ribalta e a voz de Elza Soares invade o Teatro Oficina cantando O Meu Guri de Chico Buarque, uma trilha sonora perfeita para o depoimento de Nego Preto (Rodrigo Fregnan) que acaba de saber que seu filho virou o mais novo "hóspede" desse sistema ineficaz e disfarça sua profunda amargura. Tudo é mostrado sem julgamento, moralismo ou questionamento... A busca da sobrevivência dentro da cadeia, a miséria humana e o código criado pela própria população carcerária. O retrato do sistema.







"Foi uma surpresa contundente, para mim que sou gato escaldado nas águas do livro do dr. Drauzio Varella, ter assistido à montagem que o Gabriel Villela fez do texto do jornalista Dib Carneiro Neto. Encontrei na minha experiência de espectador uma leitura nova, dinâmica e profunda, que me fez em todo instante me esquecer que um dia, há não muitos anos, eu adaptei da mesma fonte um filme chamado Carandiru." HECTOR BABENCO, cineasta (Caderno 2, do Estadão)

"O grande mérito do Dib Carneiro Neto foi escrever um texto que respeitou não apenas o conteúdo do meu livro, mas as características dos personagens, da prisão e, especialmente, a linguagem dos presos para criar uma polifonia de forte conteúdo dramático." DRAUZIO VARELLA, autor do livro Estação Carandiru (em depoimento para o Caderno 2, do Estadão)

5 perguntas de Drauzio Varella para o diretor Gabriel Villela


Nenhum comentário: