terça-feira, 29 de janeiro de 2008
ORQUESTRA IMPERIAL - Pré-Carnaval
Thalma de Freitas • Nina Becker • Moreno Veloso • Rodrigo Amarante • Nelson Jacobina • Pedro Sá • Bartolo • Rubinho Jacobina • Berna Ceppas • Kassin • Domenico • Leo Monteiro • Stephane San Juan • César Farias "Bodão" • Wilson Das Neves • Felipe Pinaud • Max Sette • Bidu Cordeiro • Mauro Zacharias
Adoro o trabalho da Nina Becker, Moreno Veloso, Domenico e Kassin, mas me decepcinei com a qualidade do show pré-carnaval no Tom Brasil esse dia 24/01/08. Mesmo com a presença de Jorge Mautner... O som estava abafado e a animação carnavalesca meio forçada com caras e bocas (Thalma de Freitas). Foram os músicos certos para o show errado. Ainda quero vê-los arrebemtando no palco. Fica para a próxima. Quanto ao Dj Malboro prefiro não comentar.
ORQUESTRA IMPERIAL - MYSPACE
quinta-feira, 24 de janeiro de 2008
FILME>> SANTIAGO
"O espectador que não for siderado pela metalinguagem pode simplesmente usufruir o retrato desse mordomo culto e fantasioso. Santiago Badariotti Merlo era um nobre sem estirpe, uma fascinante contradição de classe, um ser trágico." Deixando de lado a latente METALINGUAGEM da qual me falta conhecimento técnico para dizer qualquer coisa que não passe de opiniões ou pitacos, consigo falar com propriedade apenas da MINHA SENSIBILIDADE diante do retrato desse mordomo no texto acima. Uma figura caricata, que me encantou particularmente por sua simplicidade e amor aos vários tipos de arte. "Perpetua" em páginas e páginas a história da aristocracia de muitas épocas, encontrando nesse exercício algum sentido para a vida. Dentre muitos detalhes em tantas entrelinhas me apego a DANÇA DAS MÃOS, um espetáculo a parte.
Deixo aqui algumas matérias que mais me identifiquei sobre o filme.
"Em “Santiago”, Salles assume, pela primeira vez em sua filmografia, que todo documentário sobre o outro é um documentário sobre si, assim como se costuma dizer que toda crítica é uma autobiografia...
Santiago é o mediador entre o passado e o presente; entre João Moreira Salles e as memórias da “casa da Gávea”; entre uma promessa modernista de país e o esvaziamento dessa promessa; entre uma elite pautada por valores aristocráticos e o eclipse desses valores, tais como o decoro, o respeito e o apreço por uma gestualidade ritualística. Enfim, Santiago é o mediador entre “eles” e “nós”." (leia em TRÓPICO)
"Mas, acima de tudo, é quando surgem as imagens de um filme caseiro da família Moreira Salles que parece se revelar a motivação para Santiago. São imagens que guardam relação somente indireta, aproximada, com o personagem-título. Essa é a artimanha que o personagem narrador-autor parece esconder ou ignorar: as imagens não são apresentadas somente por ter relação indireta com o personagem-título - ao contrário, parece mais que este personagem-título continuou sendo usado apenas por estar indiretamente relacionado àquelas imagens. O que elas dizem e o que elas escondem é o filme que o narrador-autor de Santiago talvez precisasse fazer e certamente ainda não fez." (leia em CONTRACAMPO)
JOÃO MOREIRA SALES fala para a BRAVO em entrevista:
"Fiz Santiago pensando sobretudo em sanar as aflições que me rondavam a alma e que, de certo modo, ainda me atormentam. Trata-se de um filme essencialmente terapêutico. Quando decidi rever o material que rodei em 1992, tinha 43 anos e atravessava uma intensa crise. Estava adquirindo a consciência muito profunda de que as coisas realmente passam e de que não conseguimos recuperá-las. Para mim, que não acredito em nada, que não alimento nenhuma fé metafísica, a morte e a passagem do tempo são problemas imensos, obsessões que sempre me acompanharam. A diferença é que, com 30 anos, possuía apenas uma compreensão abstrata, intelectual do assunto. Agora, a compreensão se tornou concreta. Compreendo com as tripas. Intuitivamente, julguei que retomar o documentário inacabado me ajudaria a organizar o caos em que imergira. Há quem, no meio de uma tempestade existencial, resolva usar drogas, viajar a Lourdes e clamar por um milagre, conhecer o Dalai Lama ou praticar esporte. Eu resolvi fazer um filme".
segunda-feira, 21 de janeiro de 2008
MULHERES SOLTEIRAS + FELIZES
"35% das solteiras e 9% dos solteiros são felizes na Europa"
As mulheres são mais felizes solteiras do que os homens. Pelo menos é o que revelou o 2º Estudo Europeu sobre Solteiros 2008, realizado pela agência de namoros Parship e pelo Instituto de Investigações de Mercado Innofact.
A pesquisa constatou que 35% das solteiras da Europa se sentem felizes nesta condição. Já os homens se sentem mal sem uma parceira: apenas 9% estão contentes solteiros.
1 - os exigentes: pedem demais e cedem pouco;
2 - os convencidos: acham que a vida a dois e a liberdade são incompatíveis;
3 - os auto-suficientes: optam pela solidão;
4 - os rebeldes: têm pânico de normas e rotinas;
5 - os falsos resignados: modernos na aparência, mas, no fundo, solitários;
6 - os itinerantes: descartam o amor para a vida inteira e preferem relações fugazes;
7 - os egoístas: vivem para si e não querem se ocupar de ninguém mais;
8 - os ressentidos: passaram por decepções;
9 - os sofredores: vivem reclamando da solidão como se fosse uma doença
10 - os temerosos: preocupam-se demais com o peso de criar e manter uma família.
Com informações da BBC.
Retirado do CCSP.
quinta-feira, 17 de janeiro de 2008
APPLE >> SO COOL
Lançado na Macwold em São Francisco, o Macbook Air é meu mais novo sonho de consumo. Por enquanto, somente POSITIVO E OPERANTE em Guided Tour, bebendo na fonte da maçã do pecado. AMAZING!!!!!
7 Notas, Maestro:
Yael Naem, Francesa, criada em Israel, é a dona da voz. A faixa TOXIC, "PEDE PRA FICAR".
Confira o Post do maravilhoso blog de TIAGO DÓRIA (qdo crescer farei posts como os dele).
Agora, tchan, tchan, tchan, a cereja, ou melhor dizer, A MAÇÃ da torta você só encontra AQUI, em off, pleaaaaase. AMO MUITO WEB 2.0, ui.
segunda-feira, 14 de janeiro de 2008
FILME>> 2046...
Se quiser assistir inteiro, baixa lá no CINEMADOWN.
domingo, 13 de janeiro de 2008
TXT :: ANOS 80 - O Paradoxo Estendido na Areia
"Na década de 80, enfim, o sinal fechado do período de repressão tornou a abrir. Em 1979, veio a Lei da Anistia e em 1982, eleições diretas para governador, embora ainda não para presidente (Diretas já já). “Eu vejo a vida melhor no futuro”. Porém, o que fazer com essa senhora liberdade, que abria suas asas sobre nós? Que caminho seguir? Não sabíamos lidar com isso."
Leia na íntegra em ENGENHO E ARTE.
UM POUCO DE POESIA
CASTELOS DE AREIA
Eu conheço a engenharia e a arquitetura de fazê-los,
uns atrás dos outros
Conheço a estratégia e a logística
de desfazê-los
e seus todos os modos
de assaltá-los
mas contra a chuva
e o mar e o vento
SÓ SEI RECOMEÇAR
Autor desconhecido por mim... anotado naqueles caderninhos levados na bolsa.
sexta-feira, 11 de janeiro de 2008
BAR>> BERLIN
Numa terça-feira comum estive no Berlin pela primeira vez e adorei aquela atmosfera meio “sala da casa”, reuniãozinha de amigos, “clubinho” mesmo, agora minha surpresa foi passar por lá e ver uma FILA razoavelmente pequena para padrões paulistas, mas parada. Por alguns instantes pensei em compreender a data, já que se tratava da volta das férias (talvez para o bar, porque parecia mais fila de calouros de alguma universidade ainda em férias).
Foto de Eve K, Flickr
Tentarei voltar noutra terça comum. Meu negócio é CHEGAR E ENTRAR, fila, nem de banco, affff.
GABRIEL, Nova Celebridade Instantânea
quinta-feira, 10 de janeiro de 2008
VALE TUDO - O Som e a Fúria de Tim Maia
Todas as músicas citadas no livro podem ser ouvidas nesse site. Não pode baixar mas dá para divertir à beça.
http://www.objetiva.com.br/valetudo/
Site do Nelson Motta.
Abaixo, uma parte do especial que passou outro dia.
quarta-feira, 9 de janeiro de 2008
<< MANDOU BEM >>
Shel Ski Luv, artista do Bkoolyn, NY. MANDOU BEM!!!! Ele tb tem myspace, chega lá.
No mais alto estilo Janeiro com gostinho de reggae e brisa do mar.
:: SERENIDADE ::
Uma singela oração, ou pode ser chamada de mentalização. Paz e serenidade no início de um ÓTIMO DIA ENSOLARADO DE VIDA.
"No silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-te a paz, a sabedoria e a força.
Quero olhar o mundo hoje, com os olhos cheios de amor,
Ser paciente, compreensiva, justa e equilibrada.
Quero ver além das aparências, os teus filhos.
Como tu os vês e assim, só ver o bem de cada um.
Cerra meus ouvidos, a toda calúnia.
Guarda minha língua de toda a maldade
Que só de concórdia viva o meu espírito
Seja eu tão boa e alegre,
Que todos que se acercarem de mim sintam a tua presença.
E que no decurso deste dia, Senhor, eu te revele a todos."
domingo, 6 de janeiro de 2008
CAMPUS PARTY
“A internet não é uma rede de computadores, a internet é uma rede de pessoas”
O conceito de que a internet aprisiona as pessoas e as torna mais introspectivas e individualistas está ultrapassado. É apenas uma ferramenta que pode ser usada com "sal à gosto", para mim, a web 2.0 é a terceira maravilha do mundo e uma ferramenta de aproximação de espaços e pessoas.
Minha barraca não estará acampada no evento, mas já é garantida minha visita. Não posso perder, UI!
Olhe o BLOG do evento.