25/10/2007 - Centro Cultural Banco do Brasil. Antônio Abujamra em monólogo, abaixo do vídeo, texto retirado da Folha de São Paulo sobre o espetáculo. E não poderia deixar de repetir:
"ENFORQUE-SE NA CORDA DA LIBERDADE"
plac plac plac plac plac
Vídeo poema >>> TIRAGOSTO para os leitores
"Inspirado no seu programa na TV Cultura, "Provocações", o ator contracena com imagens projetadas em um telão e até mesmo com uma foto sua, pendurada em um cartaz.
Abujamra, que também assina o texto e a direção da montagem, discute a loucura da sociedade moderna e outros temas definidos quase sempre de improviso. Todos os assuntos refletem a visão de mundo do ator. A platéia participa, trocando de lugar com o entrevistado, que responde perguntas feitas pelos espectadores.
Assim, em "A Voz do Provocador", prevalece o clima intimista e pessoal. O espetáculo faz um flashback da carreira de Abujamra, que fala sobre a ditadura, conta alguns casos curiosos de bastidores de TV e reflete sobre o seu papel como ator, tudo sem deixar de lado seu humor irônico e a crítica à mediocridade.
A poesia também faz parte da montagem: Abujamra recita poemas de Brecht e Clarice Lispector. O ator define a peça como um tributo a Spalding Grey, ator e escritor americano, que atuava acompanhado apenas de cadeira, mesa e copo d'água."
Dois textos que fizeram parte da peça:
Internacionalização da Amazônia (Cristóvam Buarque)
Resposta de Cristóvam Buarque
América Latina (Guaicaipuro Cautemóc)
Fala de Guaicaipuro Cautémoc: "A verdadeira dívida externa". — Fala do cacique numa reunião com chefes de estado da Comunidade Européia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário